História da Logística
Ao longo da história do homem as guerras têm sido ganhas e perdidas através de sua capacidade logística. O deslocamento de suprimentos e de tropas, em grandes distâncias, e em um curto espaço de tempo, se constitui em um exercício logístico altamente proficiente e determinou vitorias, ou derrotas, em diversas ocasiões.
Embora o conhecimento das atividades logísticas remonte séculos, o termo surgiu apenas durante a segunda guerra mundial, quando foi usado para definir o conjunto de atividades relacionadas à movimentação de recursos humanos, armamentos e munições para os campos de batalha.
Uma das procedências da palavra logística pode ser encontrada em origem francesa. Ela é originada do verbo loger, que significa alojar. Em sua raiz militar, teve como objetivo integrar de forma eficiente, nos campos de batalha o tempo, os custos e recursos disponíveis, como estoque, o transporte e a armazenagem. O conceito de logística, originalmente, era essencialmente ligado às operações militares.
Por se tratar de um serviço de apoio, sem o prestigio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares operavam quase sempre em silêncio. Foi o que também ocorreu nas empresas durante um bom período de tempo (NOVAES, 2001. P g. 410). No entanto, nos últimos anos, a logística vem apresentando uma evolução constante, sendo hoje um dos elementos-chaves na formação das estratégias competitivas das empresas.
No inicio, era confundida com o transporte e a armazenagem de produtos. Hoje ela pode ser considerada como o ponto nevrálgico da cadeia produtiva integrada, atuando em estreita consonância com o moderno gerenciamento da cadeia de suprimentos (NOVAES, 2001. Pg410).
O conceito de logística é bastante recente no Brasil. Fleury (2000) descreveu que o processo de difusão teve inicio, de forma ainda tímida, no inicio dos anos 90, com o processo de abertura comercial, mas se acelerou somente a partir de 1994, com a estabilização econômica propiciada pelo plano Real. Notou-se uma revolução tanto no processo em termos de práticas empresariais quanto de eficiência, de qualidade e de disponibilidade de infra-estrutura de transporte e de comunicações. Para as empresas que operam no país, em tempos atuais, representam um período de riscos e de oportunidades. Riscos devido a enormes mudanças que precisam ser aplicadas, e oportunidades porque com a melhoria da qualidade dos serviços e com o aumento da produtividade, há maior vantagem competitiva.
A logística é um verdadeiro paradoxo: é, ao mesmo tempo, uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos. Desde que o homem abandonou a economia extrativista, e deu inicio às atividades produtivas organizadas, com produção especializada e troca de excedentes, surgiram três das mais importantes funções logísticas: estoque, armazenagem e transporte (FLEURY, 2000.372.p.).
Somente num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da chamada vantagem competitiva (Christopher, 1997). Porém (Novais2001) relata que antes da década de 50, não havia conceito formal ou teoria sobre logística integrada. Neste tempo as funções inerentes a logística eram consideradas como atividades de apoio no centro de custos.
Para Fleury (2000), o que vem fazendo da logística um dos conceitos gerenciais mais modernos são dois conjuntos de mudanças. O primeiro é de ordem econômica. Dentre as principais, a globalização, o aumento das incertezas nos mercados, a proliferação de produtos e as maiores exigências de serviços. Em seu conjunto, esse grupo vem transformando a visão empresarial sobre logística que passou a ser vista não mais como simples atividade operacional, mas sim como uma atividade estratégica, uma ferramenta gerencial, fonte de vantagem competitiva.
Enquanto as mudanças econômicas criam novas exigências competitivas, as tecnologias tornaram possível o gerenciamento eficaz e eficiente de operações logísticas mais complexas e demandantes. Na base dessas novas tecnologias está a revolução da tecnologia da informação (TI). Computadores, coletores de dados, simuladores e aperfeiçoa dores de rede são algumas das aplicações de hardware e software envolvidas. Combinadas essas aplicações de tecnologia permitem aperfeiçoar o projeto do sistema logístico e gerenciar de forma integrada e eficiente seus diversos componentes.
As tendências econômicas tornaram a logística mais complexa e potencialmente mais cara. Cresce a importância da utilização das tecnologias de informação, instrumento fundamental para gerenciar a crescente complexidade de forma eficiente e eficaz.
Existem muitas maneiras de definir a logística como hoje ela é entendida. Diversos autores dentre eles Christopher (1997), Lambert (1998) e Ballou (2000) o fizeram em distintas abordagens. No que tem em comum o mesmo principio do gerenciamento do fluxo dos bens e serviços da origem até o consumo, e às vezes de volta a origem.
Segundo Ballou (2001), uma organização profissional de gestores de logística, que tem por principio desenvolver teorias sobre a compreensão da logística, define o gerenciamento logístico como processo de matérias primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem atem o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes.
Um conceito muito parecido é o de Christopher (1997). Para o autor a logística é definida pelo gerenciamento estratégico da aquisição, da movimentação e da armazenagem de materiais, peças, produtos acabados e informações correlatas, através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
Essa última mostra a premissa essencial que fundamenta o moderno conceito logístico.
Para Fleury (2000), na base desses está o entendimento de que a logística deve ser tida como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de marketing, ao menor custo total de seus componentes, ou seja, o somatório dos custos de transporte, armazenagem, processamento de pedidos, estoques, compras e vendas. Tentativas isoladas de atuar sobre qualquer um desses podem representar aumentos nos custos dos outros componentes, ou deteriorações do nível de serviços. A fim de entender as oportunidades de redução de custo e as suas implicações, o sistema deve ser visto como um todo (LAMBERT, 1998. Pg. 611).
Assim, observa-se que a logística evoluiu muito desde os seus primórdios. Nos últimos anos, ela vem sendo reconhecida como uma oportunidade ímpar de crescimento, rentabilidade e competitividade para as empresas (Lambert, 1998). Ela aprimora os esforços de marketing, criando condições de vantagem competitiva no mercado. Agrega valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação à cadeia produtiva. Além disso, procura eliminar do processo tudo o que não tenha valor ao cliente, tudo o que acarrete somente custos e tempo improdutivo (Novaes, 2001). Implica também em otimização de recursos, pois, se de um lado são almejados o aumento de eficiência e a melhoria da qualidade de realização dos serviços, do outro a competição no mercado obriga uma redução contínua de custos. Para Ballou (2001), o termo logístico implica na criação de valor – valor para os consumidores, fornecedores e stakeholders da empresa.
Tendo em vista a aplicação de conceitos logísticos no planejamento e na coordenação como um recurso em potencial para a redução de custos e para a melhoria da qualidade, o presente trabalho tem por objetivo criar e analisar uma empresa de logísticas em um sistema composto por sua atividade básica a distribuição de objetos postais. Em função da complexidade de suas inter-relações e do número envolvido de variáveis e dados, optou-se por realizar as análises com base em um modelo computacional baseado na programação linear inteira mista.
Desenvolvimento da empresa.
Com base nestes dados nos decidimos criar um novo serviço, para suprir a necessidade de alguns clientes.
No entanto para criarmos uma empresa que garanta este serviço é necessário montar sua logística desde a sua postagem.
Teremos que montar um tipo de serviço específico e algumas regras necessárias para que sua qualidade não seja comprometida.
Contacto
Fasslog Logística & TransporteSão Paulo
Antônio Pereira de Alcântara RA 0734869 Dagmar Carvalho de Almeida RA 0734603 Fabien Gomes Pessoa RA 0734603 Sonia Aparecida da Silva RA 0735485 Suzana Mathias de Souza RA 0735038