História da Administração
Desde os tempos antigos o homem teve por instinto organizar-se em grupos tendo por necessidade uma forma de liderança na qual o representante escolhido pelo grupo era responsável por cuidar dos mesmos. Assim, uma forma primitiva de liderança administrativa dentro da sociedade.
Chiavenato (2001) em concordância com (êxodo, cap.18, v.13-27), a bíblia relata os conselhos de Jetro, sogro de Moises e sacerdote de Mídia, que, notando as dificuldades do genro em atender ao povo e julgar suas lides, após aguardar o líder durante o dia inteiro em uma fila a espera de suas decisões para cada caso, disse a Moises “Não é bom o que fazes, pois tu desfalecerás bem como este povo que está contigo: pois isto é pesado demais para ti; tu não podes fazer tudo sozinho. Eu te aconselharei e Deus seja contigo. Representa o povo perante Deus. Leva a Deus as suas causas, ensina-lhes os estatutos e as leis, e faze lhes saber o caminho em que devam andar e a obra que devem fazer. Procura dentre o povo homens capazes e tementes a Deus, aos quais aborreça a avareza. Põe-nos sobre ele por chefes de 1000, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10, para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos a julgarão. Será mais fácil para ti e eles levarão a carga contigo. Se fizeres isso e assim Deus to mandar, poderás então suportar e, assim, todo este povo tornará em paz ao seu lugar”.
Dentre este fato histórico nasceu uma pirâmide humana tendo como principio, se analisarmos mais de perto, um organograma na qual um fica subordinado a outros. Porém, o surgimento da forma de administrar ainda era primitivo.
Segundo Vasconcelos (2002), o conhecimento nos transforma e permite que tenhamos uma nova perspectiva de nossa realidade.
A informação ajuda a obter uma compreensão maior evolutiva. Vasconcelos (2002) em Piaget (1962) demonstrou que existem diferentes estágios de compreensão na aprendizagem humana. Uma criança de 07 anos consegue fazer algumas operações de raciocínio lógico, porém uma criança de 12 anos consegue realizar as mesmas operações, que a anterior, e outras mais complicadas. Visto ter atingido um estágio de desenvolvimento cognitivo mais amplo, incorporando e integrando capacidades do estágio anterior, além de outras posteriormente desenvolvidas.
A palavra administração passou por uma transformação, ou seja, a origem latina ad (tendência para, direção) e minister (subordinação ou obediência) eram traduzidas como aquele que exerce uma função sob a ordem de outrem. Porém, cedeu lugar a outro significado:
“A tarefa da Administração passou a ser a de interpretar os objetivos da organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção, e controle dos esforços realizados em todas as áreas e níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos e garantir a competitividade em um mundo de negócio concorrencial e complexo.”
Com a evolução das organizações, novas dificuldades foram surgindo na qual a forma de administrar, liderar, tomar a frente de uma sociedade para levá-la cada vez mais rumo a um crescimento evolutivo tornou- se cada vez mais complexo.
Chiavenato (2001) relata que a historia da administração é bastante recente. Ela se desenvolveu com bastante lentidão, e somente a partir do século XX teve notável pujança e inovação.
Diante destas dificuldades a forma de cuidar foram revistas. Vasconcelos (2002) relata que a teoria das organizações é composta por diversas peças como um grande mosaico. Este sistema está continuamente em movimento.
Vasconcelos (2002) relata que à medida que esse conhecimento vai evoluindo novas peças vão aparecendo tornando todos os vês mais difíceis encaixar as diversas partes do quebra cabeça.
Segundo Vasconcelos (2002). À medida que o nosso conhecimento vai aumentando, percebemos que ainda há muito a compreender e explorar. Nosso mosaico inicial vai se alterando, se alargando, vamos percebendo novas cores e significados.
A busca pelo conhecimento é um caminho sem fim, e nos permite ficar fascinados com a realidade que estamos à procura, permitindo o entendimento de várias fases da historia, ajudando ainda mais na realização no futuro.
Fascinados pela busca do conhecimento em torno da melhor forma de administrar surgiram vários pensadores e pesquisadores que desenvolveram a teoria da administração, e alguns muito conhecidos deixaram marco na historia da administração. Vários conceitos englobam a teoria administrativa e alguns descrevem muito mais detalhados os meios de expor a informação de forma a facilitar plenamente a interpretação.
Segundo Chiavenato (2001) a administração recebeu influências da filosofia desde os tempos da antiguidade. Sócrates (a.c-399 a.c) expõe seu ponto de vista sobre a administração como habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
A teoria da administração teve como fator propulsor as revoluções industriais e as guerras, pois devido à grande necessidade de organização dentro do ambiente de trabalho e corrida de recursos para poder vencer seus adversários trouxe vários e novos meios de tecnologia.
Segundo Chiavenato (2001) a invenção da maquina a vapor por James watt (1736 - 1819) e sua aplicação à produção, levou a uma nova concepção de trabalho, responsável por mudar a estrutura social comercial da época e provocar a revolução industrial com transformações de ordem econômica, política e social.
Chiavenato (2001) diz que Napoleão nunca deu uma ordem sem explicar o objetivo e certificar-se de que haviam compreendido corretamente, pois a obediência cega nunca leva a execução inteligente.
Dentro deste contexto separei algumas das principais razões que segundo Chiavenato (2001) desencadeou a teoria da administração e sua evolução.
A organização militar influenciou a administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria assimilar e incluir no futuro.
A revolução industrial propiciou meios para o surgimento da teoria da administração evoluir gradativamente.
Os economistas liberais colaboraram com alguns princípios de administração que teriam a aceitação posteriormente as idéias de socialismo e do sindicalismo.
A influência de pioneiros e empreendedores ajudou na criação básica do surgimento da teoria da administração.
Com base no estudo da historia administração nosso objetivo é criar um negocio, uma empresa de distribuição e por em prova as informações absorvidas no texto, com a intenção de agregar algum valor para o ambiente social.
Mas para criarmos negócios no qual tenha um conceito com base em dados confiáveis temos que estudar outra origem, conceito, para enriquecer o trabalho.
Contacto
Fasslog Logística & TransporteSão Paulo
Antônio Pereira de Alcântara RA 0734869 Dagmar Carvalho de Almeida RA 0734603 Fabien Gomes Pessoa RA 0734603 Sonia Aparecida da Silva RA 0735485 Suzana Mathias de Souza RA 0735038